Elizeu de Souza Almada tem 40 anos de idade e dez de estrada. Antes de rodar pelas rodovias brasileiras, ele era marceneiro. Ser caminhoneiro é uma profissão que, segundo ele, se resume em apenas uma palavra:
? É uma paixão ? diz o motorista.
Caminhoneiro de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Almada carrega de tudo um pouco, inclusive o grão mais produzido no Centro-oeste, a soja. Apesar dos riscos e das dificuldades que enfrenta com o baixo valor do frete, ele não tem planos de largar a carreira.
Outro apaixonado pela estrada é o motorista Alex Batista. Todos os anos ele vai conferir as novidades do setor em uma feira em Guarulhos, na grande São Paulo. Atualmente, enfrenta tempos difíceis, mas ainda sonha em comprar um novo caminhão, mais moderno.
Pena que nem tudo vai bem na profissão de Almada e Batista. Apesar da vantagem de conhecer o Brasil inteiro, o setor tem reivindicado melhor preço no frete, redução nos custos do pedágio e melhor infra-estrutura nos portos, para diminuir o tempo gasto na carga e descarga.
Confira as histórias destes e de outros motoristas em uma reportagem especial que o Canal Rural exibe neste domingo, dia 5, no Rural Revista. O programa começa às 20h30min.