Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Arroz

Preço do arroz no RS cai em dezembro mas fecha 2020 com alta de 102%

De acordo com o Itaú BBA, a principal causa da baixa nos preços do cereal no último mês do ano passado foi a desvalorização do dólar

O arroz em casca encerrou o ano de 2020 cotado, em média, a R$ 96,85 por saca de 50 kg no Rio Grande do Sul. Mas ao comparar com o mês de novembro, o preço médio foi 6,9% inferior. Se comparado ao mesmo período do ano anterior, houve um aumento significativo de 102,2% no preço do cereal, de acordo com o Itaú BBA.

arroz importação
Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini

Segundo análise do banco, a queda do preço do arroz no último mês de 2020 se deu pela desvalorização do dólar frente ao real em 3% no mês de dezembro em relação a novembro, impactando os preços de importação do cereal e acomodando as cotações locais nas negociações entre produtor e indústria.

Além da desvalorização do dólar, a queda nos preços da saca de arroz também ocorreu pela redução de negócios, vista as férias coletivas de fim de anos das industrias e também pela expectativa de oferta de arroz das colheitas do Paraguai e do norte de Santa Catarina, que podem reduzir ainda mais as cotações locais do cereal.

A expectativa é que o preço do arroz pode tender em direção à paridade de exportação ao invés das cotações em função da importação, conforme o aumento da oferta em função do andamento da safra e de colheita de algumas regiões no sul do país, aponta o Itaú BBA.

No geral, para a safra no Rio Grande do Sul, principal estado produtor do cereal, a atenção deverá ser voltada para o clima após a finalização do plantio. Apesar do baixo risco de precipitações diante ao fenômeno La Niña, o sistema de produção por alagamento/irrigação tende a minimizar tais impactos sobre a lavoura.

Sair da versão mobile