Setores de aves e suínos querem regulamentar contratos de produção integrada

Relação de trabalho predomina na região Sul, mas não existe padronização dos contratos entre agentes desses setoresRepresentantes das indústrias e dos produtores de suínos e aves querem regulamentar os contratos de produção integrada, em que se trabalha de forma conjunta. A reunião ocorreu nesta terça, dia 19, em Brasília, na Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA está elaborando uma sugestão para formalizar o sistema de integração e parceria rural. A relação de trabalho predomina na região Sul do país, mas não existe uma padronização dos contratos entre produtores e indústria. A ideia é definir um modelo para esse tipo de acordo.

? Quais os deveres da empresa com o produtor e quais os deveres do produtor com a empresa, e que deixa bem claro qual vai ser a forma de remuneração ? diz o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, Irineu Wessler.

A discussão deve seguir até o fim do ano. A meta é encaminhar a proposta ao Congresso Nacional em 2011.

? Sem causar prejuízos aos integrados e nem para as integradoras. Uma coisa justa, honesta, baseada em dados concretos, em custo de produção, em todos os fatores que interferem ao preço pago aos integrados ? diz o presidente da Comissão de Aves e Suínos da CNA, Renato Simplício Lopes.