A Starbucks está se preparando para que a China se torne seu maior mercado. Em novembro, a companhia instalou uma fazenda de café e unidades de processamento na província de Yunnan, no sul da China, com planos de abrir um mil lojas no país até 2015. Até março, operava 450 lojas na China continental. Outras redes de restaurantes, como McDonald’s e Yum Brands, também aumentaram sua presença na China nos últimos anos, onde o crescimento do mercado superou o dos Estados Unidos.
A Starbucks nomeou o atual presidente de sua divisão internacional, John Culver, como presidente da região China e Ásia-Pacífico, cujas operações estão concentradas na China, no Japão e na Índia. O presidente da divisão dos Estados Unidos, Cliff Burrows, vai assumir um papel mais amplo, passando a ser responsável também por Canadá, México e América Latina. Já a presidente da subsidiária Seattle’s Best Coffee, Michelle Gass, passará a supervisionar o grupo Emea da Starbucks.
Em abril, o lucro da Starbucks cresceu 20% no segundo trimestre, atingindo a uma baixa meta, mas a companhia elevou sua perspectiva de lucro no ano, mesmo com a alta das commodities. As ações da Starbucks permaneciam estáveis no after hours, a US$ 39,74. No ano, acumulam alta de 24%.