Criada em 1961, a OCDE é o principal organismo técnico internacional dedicado ao estudo da economia mundial e constitui referência para os estudiosos e tomadores de decisão sobre políticas públicas.
? É importante o Brasil estar presente neste encontro anual, pois temos interesse em aprofundar o relacionamento de cooperação com a OCDE, sendo esta uma oportunidade de trocar experiências na condução da política agrícola de cada país e debater sobre o cenário agrícola internacional e os desafios a serem enfrentados ? afirma Guimarães.
No período de 29 de novembro a 2 de dezembro, os técnicos debaterão as questões relacionadas ao comércio agrícola internacional, à redução da pobreza e segurança alimentar, e ao papel da agricultura na redução da pobreza. Também serão discutidas as medidas de política pública destinadas à promoção do desenvolvimento agrícola e seus principais desafios.
O Brasil participa das atividades da OCDE desde 1992, tornou-se membro observador em 1998, e atualmente integra a organização na condição de país de “relacionamento aprofundado”. Em 2005, no estudo de caso referente à agricultura brasileira foram divulgados os resultados alcançados na modernização e crescimento do setor.