A produção, que está no ar há 16 anos, costuma mostrar assuntos relacionados à agropecuária da Região Sul.
A ideia surgiu através de uma demanda do projeto Quintais Orgânicos de Frutas, que pretendia disponibilizar no site da Unidade um vídeo de apresentação do projeto. Um mês após a criação do canal, realizada em maio de 2008, o vídeo do Projeto Quintais Orgânicos já tinha sido acessado quase mil vezes.
Desde então, o canal da Embrapa Clima Temperado no YouTube tem aumentado diariamente seu número de acessos. Ao todo, os 124 vídeos disponíveis no canal do Terra Sul, já tiveram cerca de 5,5 mil exibições.
? Estou mais do que satisfeito com esse resultado, estou impressionado ? disse Rui Madruga, empregado da Embrapa.
De acordo com ele, a equipe passa por uma fase de aprendizado perante a nova mídia. As matérias têm sido mais objetivas e as edições são feitas pensando no veículo.
? Temos que nos adaptar ao novo canal, que exige uma linguagem diferente, uma reportagem mais direta, curta e leve ? afirmou Madruga.
O Chefe Adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Clima Temperado, João Carlos Costa Gomes acredita que essa iniciativa agrega valor as atividades de comunicação externa da instituição.
? É sensacional trabalhar essa nova tecnologia, uma ferramenta inovadora e que está tão perto de nós. Esse canal tem grande potencial e proporciona às pessoas o conhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo ? afirmou Gomes.
O canal da Embrapa Clima Temperado no YouTube está sendo considerado como uma forma segura de armazenamento para os vídeos e que não tem custo para a Unidade. Além disso, ela leva o nome da Embrapa e o trabalho da equipe para um maior número de pessoas em todos os continentes e em menos tempo. É também uma forma interativa de mostrar as matérias já que tem espaço para o público deixar seus comentários e sugestões.
O canal pode ser acessado através do link na página eletrônica da Unidade www.cpact.embrapa.br ou diretamente no YouTube, com o mecanismo de busca do canal intitulado de cpactts.