Vendas de máquinas agrícolas registram queda em janeiro

Número de unidades comercializadas caiu 11,9% na comparação com o mesmo período do ano passadoO primeiro mês do ano registrou queda na venda de máquinas agrícolas em todo o país. De acordo com os números divulgados nesta segunda, dia 7, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em janeiro, quatro mil unidades foram comercializadas, 11,9% a menos que em janeiro de 2010.

O vice-presidente da Anfavea, Milton Rego, acredita que a indefinição sobre as condições do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) prejudicou o mercado, principalmente por ser uma época de incremento nas vendas de colheitadeiras. O programa que facilita o financiamento do maquinário tem R$ 134 bilhões em crédito disponível, com taxas que variam de 4,5 a 8,5 % e foi prorrogado até o fim do ano. Para a entidade, no entanto, ainda há incertezas sobre as condições desse crédito.

Em janeiro, as exportações de máquinas agrícolas tiveram um acréscimo na comparação com o primeiro mês de 2010. Este ano foi vendido o equivalente a U$ 886,3 milhões, 18,2% a mais do que no mesmo período do ano passado.

O número de empregos relacionados ao mercado de máquinas agrícolas também aumentou. De 18.292 em dezembro do ano passado, subiu em janeiro para 18.470 postos de trabalho.