>> Quer participar desta homenagem do Canal Rural e do RuralBR? Envie fotos mostrando um pouco de seu trabalho na agricultura
Arthur é paulistano, nascido na Avenida Paulista, coração do maior centro financeiro do país. Antes de trocar a capital de São Paulo pela fazenda no interior de Minas Gerais, o produtor chegou a ter 33 restaurantes na cidade.
A propriedade de Arthur está localizada em Serrania, a 385 quilômetros de Belo Horizonte. A fazenda tem 90 hectares de café, espaço pequeno para o que ele produz, o grão gourmet, de qualidade superior. Uma das características da fazenda de Arthur é estar localizada em uma região que está a quase mil metros acima do nível do mar, onde o clima é bem mais frio. E essa é a condição ideal para se produzir o café gourmet.
As etapas da produção são simples. Os grãos são lavados em uma máquina e separados automaticamente pelo peso. Os mais escuros ou os verdes são descartados e vendidos como café comum. Os mais vermelhos são os especiais, selecionados para ir direto para a secagem.
Na fazenda do produtor, seriam necessárias 150 pessoas para virar o café e secá-los. Mas ele tem apenas um funcionário, um especialista no tipo de secagem usado. Economizar funcionários não é o objetivo do proprietário, mas empregar pessoas preparadas, que dominem bem a tarefa. Todos os que trabalham na fazenda conhecem o café produzido e ganham um salário diferenciado pela experiência. Todo esse trabalho foi reconhecido, e Arthur ganhou um certificado, que atesta que o seu produto é ecologicamente correto e com custos dentro dos padrões.
Confira todas as reportagens da série:
>> Família Bin: tradição de pai para filho na Serra Gaúcha
>> José Cazzeta: história de persistência em Mato Grosso
>> Fazenda Malunga: referência em hortaliças orgânicas