Os compradores de grãos e oleosas da Ásia devem enfrentar atrasos no transporte marítimo de pelo menos um mês depois que o furacão Ida danificou os principais terminais de exportação ao redor da costa do Golfo dos EUA, disseram dois comerciantes e um moleiro.
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Segundo a Agência Reuters, a desaceleração dos suprimentos provavelmente aumentará os temores de inflação de alimentos para os consumidores sensíveis aos preços na Ásia, onde muitos importadores já reduziram os estoques de culturas depois de terem sido forçados a reduzir as compras em meio a preços voláteis das culturas e interrupções na oferta relacionadas ao covid-19 este ano.
Importadores liderados pelo principal comprador de soja, a China, pelo grande comprador de milho, o Japão e pelo importador número dois de trigo, a Indonésia, provavelmente sofrerão um impacto depois que os principais exportadores, como a Cargill, sofreram danos nas instalações de carregamento de grãos.
“Temos empresas comerciais pedindo para reverter os contratos de transporte de setembro a outubro, pois levará pelo menos um mês para que as coisas voltem ao normal”, disse um gerente comercial de uma empresa
internacional que administra fábricas de processamento de soja e trigo em toda a Ásia.
“Fala-se também de cancelamentos.” As fontes se recusaram a ser identificadas porque não estavam autorizadas a falar com a mídia.
O furacão Ida, que desembarcou na semana passada, causou danos às instalações de exportação, com mais fornecedores relatando perdas.
As exportações de culturas dos terminais da costa do Golfo no sul da Louisiana — que lidam com cerca de 60% dos embarques de culturas dos EUA — permaneceram severamente limitadas na terça-feira, mesmo depois que a Guarda Costeira dos EUA reabriu o baixo rio Mississippi para o tráfego marítimo no fim de semana.
A infraestrutura danificada já está tendo um efeito sobre os volumes de exportação.
Os exportadores dos EUA inspecionaram apenas 68 mil toneladas de soja para embarque na semana encerrada em 2 de setembro, uma queda de 82% em relação à semana anterior e 96% menor que o período do ano anterior. As exportações de
milho de 275,7 mil toneladas foram 53% inferiores à semana anterior e 69% abaixo
da mesma semana do ano anterior, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).
“Os compradores terão que esperar ou procurar fontes alternativas se os fornecedores declararem a Força Maior”, disse um comerciante de grãos de
ração com sede em Cingapura, referindo-se a uma cláusula comum em contratos que libera ambas as partes de responsabilidade ou obrigação quando um evento
fora de seu controle ocorre.
A Ásia é de longe o principal mercado para a safra de soja dos EUA que
está se aproximando da colheita, e os importadores normalmente realizam a maioria de suas compras logo após a colheita, quando os suprimentos são abundantes e os preços tendem a sofrer pressão.
Entre 2016 e 2020, a Ásia representou cerca de 71% das exportações totais de soja dos EUA, 56% das quais foram enviadas a compradores asiáticos entre setembro e dezembro desses anos, segundo dados do USDA.
Espera-se que algumas culturas sejam redirecionadas para os portos do Noroeste do Pacífico para tentar manter os fluxos, embora “isso provavelmente resulte em congestionamento nos portos da PNW, o que também afetará as exportações de trigo”, disse um segundo comerciante com sede em Cingapura.
Quaisquer atrasos prolongados na restauração dos carregamentos de exportação dos EUA terão um impacto direto na China, onde as margens de processamento de soja se recuperaram recentemente de uma queda em junho, atrelada a preocupações com a demanda do setor de suínos do país.
“É possível que tenhamos problemas com o abastecimento devido a vários fatores, incluindo o impacto do furacão”, disse um gerente com sede na China
em um grande triturador de soja.
“Se os suprimentos (de soja) caírem, as margens de esmagamento podem subir.”