Assentados de Campo Florido demoraram mais de seis anos para ter renda estável

Local foi indicado pelo Incra como um dos assentamentos mais avançados no Triângulo MineiroO município de Campo Florido, em Minas Gerais, fica a 70 quilômetros de Uberaba. De lá basta percorrer mais 10 km para chegar ao assentamento Nova Santo Inácio Ranchinho, às margens da BR 262. O local foi indicado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) como um dos mais avançados no Triângulo Mineiro. De fácil acesso, o assentamento está completando 16 anos.

De acordo com a superintendência do Incra no Estado, a reforma agrária é um processo complexo e, por isso, em alguns casos, um imóvel pode levar muito tempo até se tornar um projeto assentamento. O Nova Santa Inácio Ranchinho demorou seis anos pra começar a produzir.

No local, 36% dos assentados arrendaram parte do lote para a cana-de-açúcar como melhor opção de renda. Porém, o que mais está dando certo é a produção de leite.
São 115 famílias em 3,5 mil hectares, uma média de 25 hectares por família. A vocação está se comprovando que é mesmo para a pecuária leiteira: são mais de duas mil cabeças que produzem 2,3 mil litros de leite por dia.

No lote de Edivaldo Oliveira da Silva, a estrutura comprova que os investimentos estão dando retorno. Levou tempo, mas agora o assentado tem ordenhadeira para um rebanho de 48 animais.

José Messias passou 4,5 anos acampado na beira da estrada e mais dois anos embaixo de uma lona já dentro do assentamento. Atualmente, trabalha como diretor de Agricultura Familiar da prefeitura de Campo Florido e é o presidente da Associação dos Assentados.

No ano passado, as 115 famílias conseguiram R$ 645 mil para reformar as casas. Messias tem 29,3 hectares. Em 14 deles há cana de açúcar, de que recebe mais de R$ 700 por mês sem nenhum trabalho; na outra parte, ele prepara a terra para o plantio de milho.

O assentamento Nova Santa Inácio Ranchinho está em uma fase mais adiantada, como declara o Incra. Esta caminhada, porém, não foi nada fácil: uma prova de fogo tendo como principal entrave a burocracia.