Assentados participam de curso Técnico de Agropecuária em Mato Grosso do Sul | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Assentados participam de curso Técnico de Agropecuária em Mato Grosso do Sul

Projeto permite que 45 jovens entre 14 e 20 anos participem do cursoUm convênio firmado pelo Incra/MS com o Centro de Organização e Apoio aos assentados do Mato Grosso do Sul (COAAMS), no início deste ano, permite que 45 jovens na faixa etária entre 14 e 20 anos participem do curso Técnico em Agropecuária Integrada ao Ensino Médio. O curso, com duração de 36 meses, foi viabilizado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e é realizado pela Escola Família Agrícola (Efar) Rosalvo Rocha Rodrigues, no município de Nova Alvorada do Sul, a 110 q

Concebido em sistema de alternância, o curso prevê a permanência do aluno por 15 dias seguidos na escola e os outros quinze no assentamento.

? Dessa forma, o aluno, além de trabalhar imediatamente no assentamento com os conhecimentos adquiridos em sala de aula, mantém o vínculo com a família e com a comunidade ? afirma Lucimar Dias de Souza, diretor da Efar.

Para as asseguradoras do Pronera no Estado, Mara Lúcia Pena de Abreu e Cristina Miranda, o Incra/MS está iniciando uma nova era na educação da população jovem assentada.

? Com a turma que está sendo preparada pelo curso, esperamos promover o início de uma grande transformação na relação de produção nos assentamentos do Estado ? afirmou Mara Abreu.

Além do curso técnico, o Pronera financia em Mato Grosso do Sul o curso superior de Ciências Sociais para 60 estudantes assentados, na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

A formação agropastoril dos alunos tem como foco a agroecologia. Para Josiani Zanetti, ex-aluna e hoje professora de agroecologia da Efar, a educação dos jovens da reforma agrária não poderia seguir o modelo do agronegócio.

? A idéia é produzir alimentos mantendo a sustentabilidade ambiental. Por isso, procuramos trabalhar no campo identificando e obedecendo as relações e os processos ecológicos, de forma a se tirar da terra o alimento com o menor impacto ambiental possível. Nesse sentido a agroecologia é a forma de produção que mais imita a natureza ? disse Josiani.

Entre as práticas ensinadas pela Escola Agrícola estão o consorciamento, agrossilvicultura, agricultura orgânica e permacultura. A escola está localizada numa área de 60 hectares, distante apenas quatro quilômetros da cidade. Dispõe de estrutura para criação de aves, ovinos, suínos e bovinos.

Sair da versão mobile