Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Assentados de MG têm cursos com foco em nutrição e melhoria de renda

Aulas foram realizadas pela Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão RuralVinte e sete agricultores familiares, moradores dos assentamentos Betânia e Conquista da Unidade, criados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Minas Gerais (Incra-MG), na cidade de Varzelândia, no Norte do Estado, participaram, em maio, dos programas de capacitação em Produção de Hortaliças não Convencionais e de Avicultura.

Os cursos foram realizados pela Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) contratada pelo Incra para prestar assistência técnica em assentamentos. Segundo o extensionista rural André Bezerra, o objetivo das iniciativas é conscientizar os participantes sobre a importância nutricional dos alimentos e ensinar aos assentados práticas que contribuam para a ampliação da renda familiar.

? O programa de hortaliças busca o resgate de variedades que haviam perdido espaço e valor comercial, mas que possuem um teor maior de vitaminas e sais minerais em relação às hortaliças convencionais ? explica.
Já o programa de avicultura consiste no melhoramento da qualidade genética das aves, a fim de aumentar o peso dos animais e aumentar a produção de ovos.

A agricultora familiar Ednalva Veríssimo, moradora do assentamento Conquista da Unidade, participou dos dois cursos desenvolvidos pela Emater.

? A experiência foi maravilhosa. Descobri que plantas que eu dava para os animais podem virar sucos e sobremesas ? conta a assentada, que se surpreendeu com o sabor das hortaliças que conheceu.

O Programa de Produção de Hortaliças não Convencionais foi implantado no município de Varzelândia em uma ação conjunta entre a Emater-MG e a Embrapa Hortaliças. A proposta é implantar bancos de multiplicação de variedades de hortaliças que estavam se perdendo devido à baixa produtividade e pouco valor de mercado, mas que possuem alto teor de nutrientes. A segurança alimentar e nutricional é o maior foco do projeto, que teve grande aceitação entre as famílias participantes. Entre as diversas variedades, foram resgatadas hortaliças como: Batata Jacatupé, Taioba, Mangarito, Inhame, Almeirão, Ora-Pro-Nobis, Cará-Moela, Azedinha, Peixinho ou Labarizinho e Capuxinha.

Já no Programa de Avicultura, as famílias participam de um curso de capacitação em que recebem orientações sobre a aquisição de aves com uma melhor genética e também dicas de como cuidar dos animais. O intuito é que, com um melhor ganho de peso das aves melhoradas e a maior produção de ovos, os pequenos produtores possam ter um maior ganho financeiro.

Sair da versão mobile