Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Assentamentos do Incra farão parte de programa de biodiesel

Cultura do girassol tem compra garantida pela Petrobrás, além de assistência técnica e fornecimento de sementesContar com assistência técnica para o desenvolvimento da produção, obter sementes gratuitas e ter garantia de venda do que for colhido é o sonho de todo agricultor familiar. E é essa a proposta que está animando o trabalhador rural João da Costa Vanderley, de 64 anos, do assentamento Passa-tudo, no município de Barras, no Piauí, a produzir girassol.

? Uma oportunidade assim a gente tem que agarrar e trabalhar para que dê tudo certo ? afirmou.

Ele foi um dos participantes do encontro de assentamentos de Barras, Porto e Nossa Senhora do Remédio, realizado nessa quinta, dia 23, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/PI), com o objetivo de apresentar o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB).

O evento foi realizado no Auditório Monsenhor Uchoa, em Barras, e contou com a participação de representantes do Incra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Petrobrás e das agências de cooperação técnica alemãs GTZ e DED. Os assentados acompanharam as exposições sobre o funcionamento do programa e puderam esclarecer dúvidas sobre a viabilidade técnica e financeira de se produzir girassol na agricultura familiar. A cultura do girassol tem compra garantida pela Petrobrás, além de assistência técnica e fornecimento de sementes.

Desde janeiro de 2009, foram visitados 40 assentamentos do Incra no Território da Cidadania Cocais, com o objetivo de discutir a viabilidade da produção do girassol e de outras culturas para o programa de biodiesel.

? Produzir girassol requer cuidados especiais como tratamento do solo e assistência técnica de boa qualidade. É importante que o agricultor saiba da viabilidade de se produzir girassol, mas também das características deste cultivo, que não pode ser produzido de qualquer forma ? afirmou o consultor do MDA, Stephen Gortz.

Sair da versão mobile