Assentamentos de Minas Gerais recebem licenciamento ambiental

Segundo Ministério do Desenvolvimento Agrário, 150 famílias poderão explorar locais de forma sustentávelMais de 150 famílias de três assentamentos da Minas Gerais poderão começar a explorar seus lotes de forma sustentável. Os locais receberam o licenciamento do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), que possibilita ao Incra o desenvolvimento das localidades. A informação foi divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário

Para os assentamentos Padre Josino e Ira Aguiar, ambos em Santa Rita do Suaçuí (MG), foram expedidas Autorizações Ambientais de Funcionamento (AAFs). A AAF é fornecida aos projetos de assentamento considerados de impacto ambiental não-significativo, nos quais o número de famílias assentadas não exceda a 50.

O assentamento Ezequias dos Reis, em Araguari (MG), recebeu a Licença de Operação Corretiva (LOC), emitida para assentamentos instalados antes da vigência da Deliberação Normativa 44/2000 do Copam.

Os certificados têm validade de oito e quatro anos, respectivamente. Para que o órgão estadual realize a renovação do documento, o Incra precisa implementar ações e atender condicionantes em cumprimento à legislação ambiental, como efetuar isolamento e recuperação de áreas de reserva legal e regularizar o uso dos recursos hídricos.

Ajustamento de Conduta

Outras três áreas em posse do Incra-MG também devem ser licenciadas em breve. O Instituto protocolou o pedido de licenciamento ambiental das fazendas São Jerônimo Pequeno, São Joaquim Buriti da Prata e Guimarães Barreira. Após a emissão das licenças três assentamentos poderão ser criados.

O pedido de licenciamento já é fruto do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)  assinado em agosto entre o Incra-MG e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O acordo padroniza os procedimentos necessários à solicitação desta Autorização pelo Incra.

As AAFs não estavam sendo emitidas desde o final de 2007, pois havia divergência de entendimento entre os órgãos quanto aos critérios e informações necessários para o fornecimento da autorização.