Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Assentamentos da Reforma Agrária lideram desmatamento na Amazônia

Informação foi divulgada pelo Ministério do Meio AmbienteOs assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) lideram a lista dos cem maiores desmatadores da Amazônia, divulgada nesta segunda, dia 29, pelo Ministério do Meio Ambiente. As seis primeiras posições do ranking, de acordo com tamanho da área derrubada, são de assentamentos de reforma agrária no Estado de Mato Grosso. Os assentamentos foram responsáveis por mais de 220 mil hectares de devastação, área equivalente a 220 mil campos de futebol.

Entre as propriedades particulares, o maior desmatador é o produtor Léo Andrade Gomes. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ele é responsável por 12,5 mil hectares de destruição de floresta nativa sem autorização dos órgãos ambientais no município paraense de Santa Maria das Barreiras. O nome do produtor também aparece na lista pela destruição de mais 2,6 mil hectares da reserva legal de outra propriedade, em Santana do Araguaia, também no Pará.

Na comparação por Estados, Mato Grosso reúne o maior número de desmatadores listados pelo Ibama, 50 dos 100. O Pará está em segundo lugar, com 37 campeões de desmatamento, seguido por Rondônia, com 7. Quatro outros produtores citados são do Amazonas, um de Roraima e um do Acre.

De acordo com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o objetivo agora é realizar uma ação conjunta do MMA com o Ministério Público Federal (MPF) e a Advocacia-Geral da União (AGU) para abrir processos contra os 100 maiores desmatadores.

Sair da versão mobile