A pedido do deputado Coronel Assis (União-MT), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados se reúne nesta quinta-feira (14) para debater sobre a falta de investimentos no sistema de assistência técnica e extensão rural.
De acordo com o deputado, os investimentos em políticas de assistência técnica e extensão rural por parte do Governo Federal vem sofrendo cada vez mais reduções.
Essas políticas ajudam e orientam produtores a desenvolverem métodos e técnicas que permitem melhorar a produção agropecuária. O sistema atende mais de 2 milhões de produtores ligados à agricultura familiar, conforme relatado pela Agência Câmara Notícias.
“O desinvestimento tem acentuado a crise no campo e contribuído para o aumento da pobreza no campo e da falta de alimentos, que contribui com o quadro de aumento da fome no País”, segundo Assis. O deputado também conta que em 2023 governos dos estados investiram mais de R$ 3 bilhões, enquanto a esfera federal aportou R$ 33 milhões do serviço.
A reunião acontece às 10h no horário de Brasília, no Plenário 6, e contará com a presença do coordenador de fomento à assistência técnica e extensão rural (ATER) Manoel José Diniz Mendonça e do diretor do departamento de assistência técnica e extensão rural, Marenilson Batista da Silva, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
*Sob supervisão de Henrique Almeida
__
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.