Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ataque de helicoverpa faz governo declarar emergência fitossanitária em Mato Grosso

Portaria possibilitará a produtores importar defensivos que contenham benzoato de emamectinaO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou uma nova portaria declarando estado de emergência fitossanitária ao intensivo ataque da lagarta Helicoverpa armigera nas áreas produtoras de Mato Grosso. O novo documento, assinado pelo ministro Antônio Andrade e publicado na edição de desta quarta, dia 15, do Diário Oficial da União, revoga portaria anterior, de novembro do ano passado, que trazia a mesma determinação.

A portaria desta quarta traz a lista dos municípios de Mato Grosso afetados pela lagarta e determina que a vigência da emergência sanitária nessas áreas será de um ano. A norma anterior, porém, não detalhava as localidades atingidas pela praga.

O estado de emergência possibilitará aos produtores importar e usar defensivos agrícolas à base do princípio ativo benzoato de emamectina, ainda não registrados no Brasil. O plano nacional de controle da Helicoverpa armigera ainda prevê que as medidas emergenciais de defesa sanitária vegetal serão estabelecidas pelos órgãos estaduais de defesa agropecuária, levando em conta as orientações de manejo das lavouras recomendadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Além do uso do controle químico e biológico, entre as práticas agrícolas que devem ser adotadas se destacam o uso de cultivares que restrinjam ou eliminem as populações da praga, o respeito ao período de vazio sanitário para deixar a terra sem cultivo e livre de hospedeiros e a restrição ao cultivo sucessivo de uma mesma cultura.

>> Saiba mais sobre a lagarta Helicoverpa armigera

Agência Estado
Sair da versão mobile