A imagem brasileira frente aos países mundo afora foi tema de debate entre os membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, durante reunião remota ocorrida nesta terça-feira, 2.
- ‘Macron ataca imagem do agro brasileiro para agradar ecologistas’
- ‘É ingenuidade pensar que europeus estão preocupados com a preservação do planeta’
Segundo o ministro, o estereótipo de que o Brasil destrói a Amazônia é ruim ao país em diversas vertentes e não apenas na venda de produtos agrícolas. Segundo Ernesto Araújo, o “nosso desafio de imagem é mais complicado do que uma transmissão de informação. Não estamos trabalhando com a falta de informação e sim com a desinformação, com informações falsas”, diz.
Ainda de acordo com Araújo, além dos ataques recebidos do exterior, o setor é vítima de informações equivocadas também de brasileiros. “Infelizmente os problemas de imagem que enfrentamos existem também aqui dentro, com a propagação de ideias inverídicas. E isso complica a nossa relação com as outras nações.”
Por sua vez, o presidente da FPA, deputado Sérgio Souza (MDB-PR), citou a responsabilidade da Frente em “cuidar daquilo que suporta este país”, diante dos resultados obtidos pelo agronegócio nos últimos anos, com superávits recorrentes do setor – mesmo durante a pandemia, o Brasil registrou crescimento de quase 20% no PIB em 2020. “Sabemos da importância que é a produção de alimentos hoje e no futuro. Para conseguir avançar na produtividade e produção precisamos de segurança jurídica e de melhorar a imagem do Brasil no exterior”, pontua o deputado.