Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Até quarta-feira: tempo deve ficar frio e seco na maioria dos estados

Segundo a meteorologia, os dias devem amanhecer bastante frios. Tem estado que  registrar uma mínima de 3°C. Confira a previsão para sua região!

Esta segunda-feira (4) começa com muita nuvens carregadas se aproximando da costa do Rio Grande do Norte, por conta do desenvolvimento de áreas de instabilidade. No oceano e na altura entre o Rio de Janeiro e o Espírito, uma frente fria se afasta cada vez mais da costa do Sudeste, mas no final do dia de ontem até chegou provocar bastante chuva na estado fluminense, inclusive na capital. Já na maior parte do país, o tempo firme prevalece, no momento, entretanto, o destaque vai mais para o frio que aumenta, nestas primeiras horas do dia.

Segunda-feira, dia 4

Sul

O dia começa com frio e termina com chuva na região. Faz frio pela manhã, inclusive com geadas na Serra Geral. As mínimas ficam entre 3º e 6ºC nessas áreas e no planalto catarinense e paranaense. As máximas da tarde seguem baixas, com valores entre 12º e 15ºC no oeste gaúcho e catarinense e em boa parte do sul, centro e leste do Paraná.

Novas áreas de instabilidade avançam pelo Sul do país, voltando a levar pancadas de chuva ao Paraná, a Santa Catarina e a parte do Rio Grande do Sul. Somente o extremo oeste gaúcho é que segue com tempo firme.

Sudeste

O início do é bem frio nas serras da Mantiqueira, de Itatiaia e da Bocaina. No litoral, os ventos que sopram contra a costa ganham força, e o mar segue agitado no sul paulista. Áreas de instabilidade mantém a condição para chuva alternadas a períodos de melhoria no litoral de São Paulo.

A chuva se espalha pelo sul e centro paulista, sul mineiro e litoral fluminense e capixaba até o final do dia. Nessas áreas, a temperatura não consegue subir muito à tarde e a sensação de frio é mais intenso no Vale do Ribeira em São Paulo. Do centro ao norte mineiro, o tempo firme ainda predomina e o sol aparece ao longo do dia.

Centro-Oeste

Áreas de instabilidade avançam apenas no extremo sul de Mato Grosso do Sul, levando umidade e muitas nuvens, com chuvas isoladas. Na maior parte do Centro-Oeste, no entanto, o tempo firme predomina.

Pela manhã as temperaturas mínimas ficam abaixo de 10°C nas áreas mais próximas ao Paraguai e entre 12° e 15°C no sudoeste de Mato Grosso e maior parte de Mato Grosso do Sul. Já durante a tarde, o norte de Mato Grosso continua com calor e baixa umidade do ar.

Nordeste

O destaque do dia fica para o frio que aumenta no sul, centro e leste da Bahia. Trata-se da mudança na direção dos ventos para o quadrante sul, por conta da passagem de uma frente fria no oceano. A chuva se espalha nessas áreas, com ventos intensos na costa desde a Bahia até Sergipe.

Chove também em boa parte da faixa que vai do Maranhão ao Rio Grande do Norte. No interior nordestino, mais uma vez o dia será aberto e com declínio da umidade relativa do ar.

Norte

Dia de chuva abrangente na região mais uma vez, numa faixa que vai desde o Amazonas até o Pará. A chuva mais intensa é esperada para Roraima e noroeste amazonense.

No sul do Tocantins, tempo seco e ensolarado. Destaque para a friagem com mínima de até 15°C no Acre e de até 12°C no sul de Rondônia.

Terça-feira, dia 5

Sul

O dia ainda segue úmido em grande parte do Rio Grande do Sul, exceto na faixa oeste do estado, onde o tempo seguirá mais firme. Na faixa leste da região Sul com maior quantidade de nuvens e eventual chuva fraca. Tem previsão de chuva mais intensa no extremo sul e extremo leste gaúcho. Pela manhã a sensação térmica aumenta um pouco, se comparada com os dias anteriores. Já à tarde, destaque para o frio intenso na região da Campanha.

Sudeste

O frio continua pela manhã entre grande parte do Sudeste, mas sem extremos. Isso acontece porque a umidade continua espalhada na região e com previsão de chuva em São Paulo, Rio de Janeiro e oeste, sul e centro de Minas Gerais. Durante a tarde, a sensação é de frio no Vale do Ribeira em São Paulo, mas as máximas chegam perto dos 30ºC no Triângulo Mineiro e norte de Minas

Centro-Oeste

O frio será presente em Mato Grosso do Sul. Pela manhã, valores ficam entre 6 e 12ºC na faixa sul deste estado, com máximas à tarde entre 17ºC e 20ºC. Ainda tempo previsão de nebulosidade no norte de Mato Grosso do Sul e em Goiás, mas a condição para chuva é pequena. Nas áreas do Mato Grosso mais próximas ao Pará, o calor da tarde é o destaque com máximas passando dos 33ºC.

Nordeste

Um sistema frontal consegue ainda organizar umidade e junto com áreas de instabilidade provocam chuva no litoral da Bahia. A chuva ainda é generalizada no Recôncavo baiano. Precipitações abrangentes também ocorrem no centro norte do Maranhão e do Piauí.

Norte

Chuvas generalizadas se espalham pelo Amazonas, Roraima, Acre, Pará, Amapá e norte do Tocantins. Já na faixa sul, destaque para as temperaturas abaixo dos 16ºC no sul de Rondônia e do Acre pela manhã.

Quarta-feira, dia 6

Sul

O tempo volta a ficar firme em toda a região Sul do Brasil, devido ao avanço de uma área de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens. Mas, a mudança na direção dos ventos, traz um ar mais frio para a região e as temperaturas voltam a diminuir. A possibilidade para formação de geadas é pequena, devido ao excesso de umidade, mas não se pode descartar sobre os locais mais altos de Santa Catarina e do Paraná.

Sudeste

O tempo volta a ficar firme entre o sul e o oeste do estado de São Paulo. Tempo firme também entre o norte do Espírito Santo e o norte mineiro. Nas demais áreas da região Sudeste, a passagem de uma frente fria mantém o tempo nublado e com chuva a qualquer hora do dia. Esse tempo mais fechado aliado a entrada de uma massa de ar mais fria, não permite que as temperaturas se elevem muito na parte da tarde e a sensação de frio continua.

Centro-Oeste

O tempo firme agora é na maior parte do Centro-Oeste, e as temperaturas sobem gradativamente, tanto na parte da manhã quanto na parte da tarde. A umidade relativa do ar fica baixa, principalmente, no estado do Mato Grosso. Por outro lado, chove em forma de pancada isolada, apenas, no leste de Goiás, incluindo a região do Distrito Federal.

Nordeste

A chuva finalmente perde força no litoral da Bahia. Ainda há previsão para instabilidades no litoral norte do estado, mas a precipitação que ocorre é de forma fraca e isolada. Chove também entre o Sergipe e leste do Rio Grande do Norte, mas com fraca intensidade. Já no interior nordestino, o tempo segue seco, com a umidade relativa do ar baixa.

Norte

Pouca coisa muda na região norte nesta quarta-feira. O tempo volta a ficar firme em Tocantins. O sol também predomina durante todo o dia em Rondônia e no Acre, onde as temperaturas voltam a subir. Nos demais estado, a chuva continua, com os maiores volumes de água ocorrendo no estado do Amapá.

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile