Atividade da indústria paulista aumenta em maio

Alta foi de 6,9% sem o ajuste sazonal, e de 0,9% com o ajusteA atividade da indústria paulista aumentou entre abril e maio deste ano. Os números do indicador de nível de atividade do setor foram divulgados, nesta terça, dia 30, pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. A alta foi de 6,9% sem o ajuste sazonal, ou seja, sem considerar aquelas características que são próprias do período avaliado. Com esse ajuste, o indicador ficou quase na estabilidade, apontando uma alta 0,9%.

O nível de utilização da capacidade instalada também subiu. Sem considerar o chamado ajuste sazonal, o indicador passou de 78,9% em abril para 80,4% em maio. Com o ajuste sazonal, o indicador ficou praticamente estável, passando de 79,4% em abril para 79,5% em maio. Entre os setores com maior nível de uso da capacidade estão refino de petróleo, combustíveis nucleares e produção de álcool. Entre os com menor utilização da capacidade, estão material eletrônico e equipamentos de comunicação.

As vendas reais da indústria paulista cresceram 7% em maio na comparação com abril e 1,7% em comparação com maio do ano passado. Já o nível salarial caiu 1,7% entre abril e maio e 2,9% na comparação com maio do ano passado.