Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Atraso na colheita da batata em São Paulo aumenta oferta e reduz rentabilidade

Estados de Goiás e Minas Gerais encerram safra no mesmo período e mercado tem uma superoferta da hortaliçaA colheita da batata em São Paulo iniciou com atraso de mais de 30 dias. O clima acabou retardando o plantio e, como consequência disso, o produto chega ao mercado ao mesmo tempo em que a batata é produzida em Goiás e Minas Gerais. O problema ocasionou uma oferta maior e baixos preços pagos aos produtores. Além da quebra, a seca reduziu o tamanho da batata.

• Leia mais notícias sobre horticultura

No município de São Miguel Arcanjo, interior do Estado, começou neste fim de semana, mas a quebra deve ficar acima de 20%. Nos oito hectares, o horticultor Antônio Celson Mossin Júnior, vai colher 700 sacas por hectare, cerca de 300 sacas a menos do que em 2013.

Nem a oferta reduzida, que poderia aumentar o preço, vai colaborar este ano. Devido ao atraso, a batata de São Paulo vai chegar ao mercado ao mesmo tempo em que a produção de Minas Gerais e Goiás, ocasionando excesso de mercadoria.

– Isto trouxe um reflexo negativo comercial. Coincidiu que todas as produções da região de Goiás, Triângulo Mineiro e também no sul de Minas Gerais, estarem saindo juntas, gerando um excesso de mercadoria – explica o técnico agrícola, Américo Teixeira.

Batata gaúcha

No Rio Grande do Sul, a colheita acaba em 10 dias e a produção local não atende a demanda do Estado, que mais consome batata no país. Nem a possível venda para os gaúchos animam os produtores paulistas, que sem muitas alternativas, e com o prejuízo já consolidado, já começam a planejar a próxima safra.

– Estou tentando usar como alternativa de semente a batata miúda. Estou tentando achar uma solução para economizar para o próximo plantio – diz o produtor.

Assista a reportagem:

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile