Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

LOGÍSTICA

Atraso de navios no Porto de Santos bate recorde em janeiro, diz boletim

É o maior percentual desde o início da pesquisa, em agosto de 2023, e supera os já críticos índices de 76% em outubro e dezembro, e 81% em novembro

Porto de Santos, reporto
Foto: Ricardo Botelho/MInfra

O índice de atrasos e alterações de escalas no Porto de Santos atingiu 85% em janeiro de 2024, segundo o Boletim Detention Zero (DTZ), elaborado pela ElloX Digital em parceria com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Este é o maior percentual desde o início da pesquisa, em agosto de 2023, e supera os já críticos índices de 76% em outubro e dezembro, e 81% em novembro.

O problema, que se soma aos desafios do comércio internacional, gera adiamentos regulares de embarques e congestionamento nos pátios dos terminais portuários. “Os terminais estão com dificuldades para receber cargas devido a limitações físicas de espaço”, afirma Eduardo Heron, diretor técnico do Cecafé.

Outro problema apontado pelo boletim é o tempo reduzido de abertura de portão nos terminais. Em janeiro, apenas 13% dos embarques tiveram mais de quatro dias de gate aberto. A maioria (54%) teve entre três e quatro dias, e 19% menos de dois dias.

Lucas Moreno, fundador e CEO da ElloX Digital, explica que, embora os terminais estejam alterando o prazo final para entrega de contêineres, a data de abertura do gate permanece estática. “Isso gera um aumento artificial do prazo, pois na prática não há janelas para entrega nesse período”, observa.

Desde o início da parceria, em agosto de 2023, a ElloX recebeu, dos associados do Cecafé, 10 solicitações de cadastro e 44 solicitações de evidências para cobranças indevidas de US$ 56 mil, sendo que, até o momento, aproximadamente US$ 3 mil já foram cancelados.

Sair da versão mobile