Atraso no desembarque de fertilizantes no Porto de Santos deve elevar custos a produtores

Segundo representantes do setor, situação não é grave porque muitos agricultores anteciparam as comprasO atraso no desembarque de fertilizantes no Porto de Santos deve aumentar os custos para os produtores. Quase 100 navios estão esperando para atracar, mas, apesar disso, os representantes do setor afirmam que a situação não é grave porque muitos agricultores anteciparam as compras.

No principal porto da América Latina, o prejuízo já chega a US$ 15 milhões, custos que devem ser repassados em breve para os produtores. Segundo o diretor executivo da Associação Nacional de Difusão de Adubos (Anda), David Roquetti Filho, as filas são comuns nos meses de setembro e outubro por conta do período de sazonalidade do próprio setor.
 
Para fugir desses problemas, no entanto, muitos produtores anteciparam as compras.
Atualmente, 98 navios aguardam autorização para atracar no Porto de Santos. O número é quase o dobro de um dia normal, que fica em torno de 50 embarcações. A preocupação é que os insumos agrícolas não cheguem ao campo a tempo do plantio da safra de verão.

Segundo Filho, a entidade está alerta e deve continuar cobrando das autoridades uma solução caso a paralisação continue.