Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Atualizado padrão de qualidade da batata

Normas que entram em consulta pública trazem novas regras para produção de sementes e mudas do vegetalAs regras para produção, comercialização e padrão de identidade e qualidade de sementes e mudas (material de propagação) de batata serão atualizadas. A norma fica em consulta pública por 60 dias, a partir desta terça, dia 28, conforme a Portaria nº 572.

? A finalidade é adequar essas regras às novas tecnologias incorporadas ao processo produtivo das mudas, já que a legislação em vigor foi publicada em 1986 ? informa o coordenador de Sementes e Mudas do Ministério da Agricultura, José Neumar.

De acordo com o coordenador, a norma também está afinada com atual legislação brasileira de sementes e mudas. A nova legislação inclui as exigências para produção in vitro de mudas e estabelece que deve ser utilizado apenas material certificado e incluído no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem). A produção deverá ocorrer em ambiente protegido onde há controle da qualidade da água, dos nutrientes e das pragas.

Será permitido o uso de material de propagação nacional ou importado. Para as mudas provenientes de outros países, o Ministério da Agricultura exigirá um documento que comprove a certificação oficial do local de origem do produto. Caberá ao Ministério da Agricultura fiscalizar o cumprimento da norma a partir de vistoria em campo de produção, em unidade de propagação in vitro, em locais de beneficiamento e armazenamento das mudas, além de análise laboratorial.

As sugestões à consulta pública podem ser encaminhadas para a Coordenação de Sementes e Mudas no email csm@agricultura.gov.br ou no endereço Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Anexo A, sala 340, Cep 70.043-900, Ministério da Agricultura, Brasília (DF).

Sair da versão mobile