Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Audiência pública debate demarcações de terras indígenas em Santa Catarina

Encontro da Câmara dos Deputados ocorrerá nesta sexta, dia 14, em ChapecóPara debater sobre a legalidade e sistemática da demarcação de terras indígenas no Estado e no Brasil, a Câmara dos Deputados realizará audiência pública nesta sexta, dia 14, em Chapecó (SC). Em pauta a proposta de Emenda Constitucional (PEC 215) que visa alterar a Constituição sobre a política indigenista no país. O evento acontecerá na sede da AARA Cooperalfa, das 14 às 18 horas.

>> Leia mais sobre a questão indígena

As áreas já demarcadas em reservas indígenas, atualmente no Brasil, correspondem a 13% do território nacional sendo que a Fundação Nacional do Índio (Funai) pretende ampliar para 25%. 

De acordo com o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) e coordenador do evento, não é aceitável que se desapropriem terras de produtores rurais que produzem e trabalham para destinar às áreas indígenas, desrespeitando os títulos legais e o direito de propriedade.

– Não se questiona que as terras indígenas, de que trata a Constituição de 1988, pertençam aos índios antes de 05/10/88. Entretanto, em relação àquelas que são dos produtores, há que ser aplicado o mesmo direito e a legitimidade, preservando o direito de propriedade – relata Colatto.

A PEC 215 transfere ao Congresso Nacional a competência pela homologação de terras indígenas. Da audiência deve ser elaborado um documento com as considerações apresentadas e entregue à Comissão Especial.

Sair da versão mobile