Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Audiência pública discute crise da suinocultura em Chapecó

Evento espera reunir mil representantes do setor agropecuárioUma audiência pública interinstitucional para discutir a crise da suinocultura será realizada em Chapecó (SC), no dia 5 de fevereiro, das 9 às 12 horas, no Centro de Cultura e Eventos Plínio De Nês.

O encontro espera reunir mil representantes do setor agropecuário barriga-verde. O evento é organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Comissão Nacional de Suinocultura (CNA), Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB) e Prefeitura de Chapecó.

? Precisamos compreender o fenômeno macroeconômico que está castigando a suinocultura para atuarmos em linhas concretas de mobilização e reivindicação ? resumiu o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo.

? Vamos discutir o cenário econômico e seus efeitos no agronegócio e dar encaminhamentos das reivindicações dos setores ao governo federal ? antecipa o presidente da ACCS, Wolmir de Souza.

Os custos de produção estão incompatíveis com os preços atuais e deixam os criadores em pânico. A falta de capital de giro é fator determinante para o agravamento da crise. Sem recursos os produtores não conseguem quitar seus débitos, nem comprar alimentos para manter seu plantel que começa a passar fome. De outro lado, a queda da demanda interna inibe as vendas, fazendo com que o produtor não consiga comercializar seus animais.

O programa da audiência prevê abertura com pronunciamento do prefeito João Rodrigues e outras lideranças e palestra com o engenheiro agrônomo Fernando Pimentel. Na seqüência, o diretor de mercado interno da Abiceps, Jurandir Machado, explicitará o cenário da atividade suinícola brasileira. Seguem-se debates e encaminhamento de propostas e reivindicações.

Sair da versão mobile