Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Aumenta produtividade da safra de algodão de Mato Grosso

Cultivo rendeu 259 arrobas de algodão em caroço por hectare, uma boa notícia para o mercado, que está com falta de matéria primaA colheita do algodão se aproxima do fim em Mato Grosso e o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) revisou para cima a produtividade desta safra. No Estado, o hectare rendeu 259 arrobas de algodão em caroço, uma boa notícia para o mercado, que está com falta de matéria prima.

Com a indústria nacional com estoques baixos, os preços estão aquecidos e devem continuar na casa dos R$ 70 por arroba. Da safra 2012/2013, que está chegando ao final, 71% da produção já foi comercializado. Segundo o Imea, para a próxima safra, as vendas antecipadas chegam a 20%. O volume só não é maior porque os produtores estão cautelosos com relação ao sobe e desce do dólar. Essa volatilidade da moeda norte americana implica diretamente nos custos dos insumos que estão sendo adquiridos neste momento.

Com preços atrativos, a área plantada com a cultura no Estado deve crescer 28%. O diretor executivo Unicotton , Adelar Dahmer, projeta expansão do algodão sobre as áreas de soja na região de Primavera do Leste. Beneficiada pelo clima favorável e pela adoção de tecnologia, a produtividade lá passou de 100 arrobas por hectare, uma alta de 10% por cento em comparação com o ano passado.

Agora, os 70 associados da Unicotton projetam plantar cerca de 100 mil hectares. Dahmer aponta que, mesmo com a elevação de custos de produção para conter pragas como a lagarta Helicoverpa armígera, a facilidade para comercializar o produto pesa na tomada de decisão do produtor.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile