Com a indústria nacional com estoques baixos, os preços estão aquecidos e devem continuar na casa dos R$ 70 por arroba. Da safra 2012/2013, que está chegando ao final, 71% da produção já foi comercializado. Segundo o Imea, para a próxima safra, as vendas antecipadas chegam a 20%. O volume só não é maior porque os produtores estão cautelosos com relação ao sobe e desce do dólar. Essa volatilidade da moeda norte americana implica diretamente nos custos dos insumos que estão sendo adquiridos neste momento.
Com preços atrativos, a área plantada com a cultura no Estado deve crescer 28%. O diretor executivo Unicotton , Adelar Dahmer, projeta expansão do algodão sobre as áreas de soja na região de Primavera do Leste. Beneficiada pelo clima favorável e pela adoção de tecnologia, a produtividade lá passou de 100 arrobas por hectare, uma alta de 10% por cento em comparação com o ano passado.
Agora, os 70 associados da Unicotton projetam plantar cerca de 100 mil hectares. Dahmer aponta que, mesmo com a elevação de custos de produção para conter pragas como a lagarta Helicoverpa armígera, a facilidade para comercializar o produto pesa na tomada de decisão do produtor.