Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Aumentam registros de ferrugem asiática em Mato Grosso do Sul

Alta no volume de chuvas favorece a incidência da pragaEnquanto a colheita da safra 2013/2014 de soja avança, aumentam as ocorrências da ferrugem asiática em Mato Grosso do Sul. O relatório do Consórcio Antiferrugem, parceria público-privada com levantamento técnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), aponta 19 ocorrências de ferrugem asiática em Chapadão do Sul, dois em Costa Rica, um em Maracaju e outro em Dourados, elevando os registros de seis para 23.

O analista técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Lucas Galvan, destaca que já é habitual a incidência de casos de ferrugem, favorecidos pelo aumento do volume de chuvas e, consequentemente, elevação da umidade. Na safra passada foram registrados 32 casos da doença no Estado.

– Com o calor habitual da época, cria-se o ambiente ideal para o desenvolvimento do fungo causador da ferrugem asiática – informa Galvan.

Foram registradas 224 ocorrências da ferrugem asiática no Brasil, com maior incidência em Goiás (84), seguido de Rio Grande do Sul (40), Paraná (31), Mato Grosso (24) e Mato Grosso do Sul (23).

– O vazio sanitário deve ser cumprido com seriedade e o monitoramento das lavouras tem de fazer parte da rotina do agricultor, a ponto de que ele identifique a doença e a elimine em tempo hábil – recomenda Maurício Saito, presidente da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS).

>> Confira o mapa da ferrugem asiática

Sair da versão mobile