Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Aumento na área plantada com milho deve compensar redução no plantio de soja e feijão no Paraná

Dados do Deral mostram que o Estado deverá colher na safra de verão 2011/2012 um volume praticamente igual ao da safra de verão anteriorO Paraná deverá colher na safra de verão 2011/2012 uma produção de 22,1 milhões de toneladas de grãos. O volume é praticamente o mesmo da safra de verão anterior (22,2 milhões de toneladas). O aumento na área plantada com milho irá compensar a redução no plantio de soja e feijão. Os dados são do levantamento divulgado nessa quinta, dia 27, pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, que divulgou um novo levantamento nessa quinta. As informações t

Apesar de a estimativa apontar para uma redução de 2% na área cultivada com soja na safra 2011/2012, a oleaginosa continua sendo o carro chefe da produção agrícola paranaense. A expectativa é de que sejam produzidas cerca de 14,15 milhões de toneladas ? 8% abaixo do obtido na safra anterior, quando o Paraná colheu uma produção recorde de 15,31 milhões.

A primeira safra do feijão também deverá apresentar redução, em decorrência de fatores climáticos e dos baixos preços do produto no mercado. O Deral estima que a área plantada com feijão será 21% menor, enquanto a produção cairá 14% em relação ao período anterior. A estimativa é de que sejam cultivados cerca de 270,52 mil hectares e produzidas 458,7 mil toneladas.

Em compensação, a cultura do milho ganha novo impulso no plantio de verão. As estimativas dos técnicos do Deral mostram uma produção 19% superior à do período anterior, com um potencial de colheita em torno dos 7,3 milhões de toneladas, para uma área estimada de 921,9 mil hectares.

Feijão e batata ? Assim como o feijão, a produção de batata na safra de verão também será afetada pelas alterações climáticas e os baixos preços. A estimativa do Deral é que a produção da primeira safra sofra redução de 15% em relação à temporada passada. A produção prevista é de 414,71 mil toneladas, enquanto que na anterior o Estado colheu 490,54 mil toneladas.

Segundo vários órgãos responsáveis pelas previsões climáticas, fatores climáticos, como o retorno da La Niña, que se caracteriza por chuvas irregulares no Sul do país, ainda poderão alterar o quadro de estimativas da próxima safra.

Milho segunda safra e trigo ? Os números preliminares da atual safra, 2010/2011, apontam para uma produção de 31,71 milhões de toneladas de grãos, uma redução de 3,4% em relação ao período anterior (2009/2010), que alcançou um volume recorde de 32,82 milhões de toneladas.

? Essa diminuição é atribuída a problemas climáticos, como estiagem e geadas entre abril e junho. Porém, os bons preços recebidos pelos agricultores, ao longo de todo ano de 2011, continuam cobrindo parte das perdas no campo ? informou o diretor do Deral, Otmar Hubner.

As geadas da metade do ano também prejudicaram em parte a safra do trigo, que já tem 75% de área colhida dos 1,03 milhões de hectares. Os números do Deral apontam que o potencial de produção, estimado inicialmente em 2,91 milhões de toneladas, apresenta uma redução de 17%. É esperada agora uma produção estimada em torno dos 2,41 milhões de toneladas.

Já para o milho da segunda safra, as expectativas de quebra se confirmaram, com 24% a menos na colheita da produção já encerrada. Foram colhidas 6,19 milhões de toneladas, diante de uma previsão inicial de 8,19 milhões de toneladas. O principal motivo dessa diminuição foi a sequência de fortes geadas ocorridas no final de junho, que prejudicaram a safra do milho.

Sair da versão mobile