Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Aumento na demanda causa falta de mudas de laranja no mercado

Nos últimos dois anos os preços da fruta subiram mais de 150%Nos últimos dois anos os preços da laranja subiram mais de 150%, valorização que vem levando os produtores a investir na renovação dos pomares. Com o aumento da demanda, o resultado é a falta de mudas no mercado. Quem produz, hoje trabalha com lista de espera.

Em 2006, quando começou a vender mudas, o viveirista Neilo Caetano Silva, de Mogi Guaçu ((SP), entregava o produto a R$ 3,00. Hoje, ele ganha o dobro por unidade.

? Desde que a indústria abriu os preços da compra de frutas, o preço ficou atraente para o produtor e, em conseqüência, toda a cadeia saiu ganhando.

As mais de 500 mil mudas do produtor já estão vendidas. Por dia, mais de 10 citricultores entram em contato com o Neilo atrás de novas mudas, mas não há produto disponível e a solução é ficar na lista de espera. Para tentar atender mais clientes em menos tempo, o viveirista resolveu investir. Ele está ampliando a área e daqui a oito meses outras 200 mil mudas vão estar disponíveis no mercado.

? Creio que com essa área que estamos ampliando ainda não vai dar para atender todo mundo. O futuro e promissor. A gente espera que essa boa fase dure mais uns três ou quatro anos.

O citricultor Marcelo Sai também está estimulado pelo bom momento vivido pelo setor. Nos últimos anos, já investiu em mais de 100 mil mudas. E com o mercado aquecido pretende ir além:

? Se o preço continuar melhorando, a gente tem ideia de comprar mais áreas para investir em laranja. Dá para a gente investir, para ter mais produção, para dar bastante caixa por pé.

Na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de Campinas (Cati) houve aumento de 200 % na demanda pelas mudas de citros desde o fim do ano passado. E quem ainda pretende investir na renovação dos pomares deve se antecipar:

? Para o ano agrícola que vem, nos já estamos planejando uma aquisição contemplando o aumento na demanda ? afirma o diretor do Centro de Produção de Mudas da Cati, Vitor Branco de Araújo.

Sair da versão mobile