Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Aumento do preço do arroz chega com força aos consumidores

Oferta reduzida fez valores subirem 6,08% nos últimos 30 diasAlimento básico na mesa do brasileiro, o arroz passa por forte alta no mercado, com elevação de preços ao consumidor. Nos últimos 30 dias, o aumento chegou a 6,08% nos supermercados de Porto Alegre (RS) segundo o Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A elevação ficou próxima ao aumento do período de janeiro a agosto deste ano, de 8,41%. Com a entressafra do grão aliada a uma colheita menor no último período no Rio Grande do Sul – responsável por 65% da produção nacional -, a oferta reduzida fez o preço subir no varejo, e o consumidor começa a sentir no bolso.

– Nos últimos 90 dias, tivemos alta de 25% na avaliação dos supermercados devido à queda de safra em países produtores. Mas este é o pico de preço no ponto de venda – diz Antônio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).

Outro motivo apontado pelos especialistas é o maior volume de exportações do grão, que chegou a 995,8 mil toneladas de março a agosto, conforme levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). O volume é 14% acima do enviado no mesmo período de 2011, de 870,4 mil toneladas.

– Os países africanos são os principais compradores do Brasil e estão aumentando a demanda. Isso faz com que a oferta do grão diminua no mercado interno – diz Eduardo Aquiles, da Safras & Mercado.

Para a próxima safra, a tendência é de manutenção da alta dos preços aos produtores, reforçada pela diminuição da área no Estado devido ao avanço da soja em regiões produtoras de arroz, conforme o analista.

De acordo com o primeiro levantamento da Emater divulgado em agosto, a área do arroz terá queda de 2,09%, com plantio projetado de 1 milhão de hectares. Produtores ressaltam que a falta de chuva pode levar os arrozeiros a buscar outras alternativas de cultivo.

>>Veja a matéria original em Zero Hora

Sair da versão mobile