Aumento do preço do quilo da uva anima produtores na Serra Gaúcha

Vitivinicultores comemoram o momento propício para negócios durante a Festa da Uva, que ocorre na cidade de Caxias do SulCachos de uva geladinhos estão à espera dos visitantes na Serra Gaúcha. Distribuídos de graça, eles são a principal atração da Festa da Uva, que ocorre na cidade de Caxias do Sul.

O evento é uma tradição que atravessa oito décadas, passando de pais para filhos sem perder o fôlego. Este ano, os produtores têm bons motivos para comemorar. Um acordo com a indústria aumentou o preço do quilo da uva em quase 10%, de R$ 0,52 para R$ 0,57. Há dois anos, não havia reajuste neste valor. Trata-se de uma conquista que também é reconhecida por quem mora na cidade.

– A Festa da Uva melhorou bastante depois de tantos anos e a minha filha pelo menos gosta muito. Então, é maravilhosa a festa, eu adoro – diz a aposentada Neusa Rodrigues.

– Todo o desenvolvimento, toda a história de Caxias do Sul passa pela festa da uva. Não há caxiense que não tenha feito parte de forma direta ou indireta muitas vezes dessa festa – defende o aposentado Aloísio Pandolfo.

No evento, as vitrines trazem o resultado de um trabalho de excelência feito por mais de 300 produtores rurais. Para experimentar um pouquinho desse sabor, é só procurar o pavilhão onde as uvas são distribuídas. Até o dia 4 de março, vão ser mais de 250 toneladas.

– Eu vivo cantando, cantando as músicas do vinho porque faz parte, porque desde criança eu fui aquela que ainda pisava uva com os pés – conta a produtora rural Gema dal Cero.