Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

DIFÍCIL DE CONTROLAR

Ministério anuncia programa para conter avanço da praga caruru-gigante

pode causar danos de 70% a 100% em culturas como soja, milho e algodão

caruru palmeri - caruru gigante
Foto: Fernanda Ikeda/ Embrapa

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) instituiu o Programa Nacional de Prevenção e Controle da praga quarentenária presente Amaranthus palmeri, conhecida como caruru-palmeri ou caruru-gigante. O caruru-palmeri pode causar danos de 70% a 100% em culturas como soja, milho e algodão.

A portaria, publicada no Diário Oficial da União na terça-feira (21) estabelece medidas para conter a disseminação da praga, como levantamentos fitossanitários, restrições ao trânsito de máquinas e implementos em áreas afetadas e eliminação de plantas antes do florescimento.

O programa prevê levantamentos fitossanitários anuais para detecção da praga em áreas ainda não afetadas e levantamentos de delimitação em caso de identificação de novos focos. A portaria também determina critérios para pesquisa científica e estudos de eficácia agronômica relacionados à praga.

A praga, presente em oito municípios de Mato Grosso e dois de Mato Grosso do Sul, é considerada uma das plantas daninhas mais difíceis de controlar, devido à sua resistência a herbicidas e alta capacidade de adaptação.

Sair da versão mobile