>>> Visite o site especial da Rio+20 dentro do portal RuralBR
– O Brasil atingiu um novo patamar no que se refere à produção com sustentabilidade – afirmou Mendes.
O presidente da Embrapa, Pedro Arraes, apresentou às autoridades o trabalho da empresa no desenvolvimento de novas tecnologias no campo, especialmente as parcerias já existentes com centros de pesquisas de vários países do mundo.
– Temos percebido o interesse de diversos países em conhecer o sistema produtivo do Brasil e o trabalho desenvolvido pela Embrapa. Ampliaremos as parcerias para levarmos às demais nações (especialmente as mais pobres) a tecnologia que desenvolvemos no Brasil para aumentar a produção preservando o meio – explicou Arraes.
Antes do início do evento, Mendes Ribeiro teve encontros bilaterais com os ministros da Agricultura da Finlândia, Jari Koskinen, e da Hungria, Sándor Fazekas. Durante as reuniões, foram discutidas parcerias entre os países na área de pesquisa agropecuária visando à troca de experiências e tecnologias sustentáveis aplicadas no campo.
– A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é uma das maiores do mundo do setor e nos colocamos a disposição tanto para enviar os profissionais desse órgão para o exterior quanto receber pesquisadores estrangeiros – afirmou o ministro.
Nesta quinta, dia 21, Mendes Ribeiro continua a recepcionar autoridades internacionais da área agrícola, na Embrapa Solos. Às 9h, recebe o Comissário de Agricultura e Desenvolvimento Rural da União Européia, Dacian Ciolos, quando devem assinar um memorando de entendimento. Ele ainda se reúne, às 10h, com o ministro da Agricultura da China, Han Changfu.