Segundo Zaia, é a maior apreensão de leite chinês já feita na Itália, graças a uma operação na qual foram expropriados também 300 quilos de mozzarela chinesa e 50 quilos de outros laticínios.
O leite foi expropriado junto com outros alimentos procedentes da China, em um negócio de importações situado em uma zona industrial de Nápoles. O produto adulterado com melamina, uma substância química que engana os detectores de proteínas e que produz cálculos renais, causou a morte de quatro bebês e contaminou 53 mil menores na China.
? Na operação, foram apreendidos também carne, peixe e outros produtos que não poderiam ser comercializados ? disse o ministro da Agricultura, que acrescentou que, sem essa operação, a saúde dos consumidores correria grande risco.
A subsecretária da Saúde italiana, Francesca Martini, confirmou que as amostras analisadas continham uma consistente presença de melamina em alimentos que estavam “substancialmente destinados às crianças”.
Desde o começo da manhã, as autoridades realizam em diversas zonas de Nápoles várias apreensões de produtos alimentícios chineses em negócios de importação e distribuição.