Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Avaliação Nacional de Vinhos reúne mais de 800 degustadores no Rio Grande do Sul

Edição de 2011 do evento contou com recorde de amostras de vinho inscritasMais de 800 degustadores de vinhos se reuniram em Bento Gonçalves, na região serrana do Rio Grande do Sul, nesse sábado, dia 24, na 19° Avaliação Nacional de Vinhos, para acompanhar o resultado da representação da produção de vinhos da safra 2011. De acordo com sommellier italiano, Roberto Rabachino, o encontro poderia ser considerado a maior degustação coletiva de vinhos do mundo. Para o diretor executivo do Ibravin, Carlos Paviani, esse evento é inegualável.

? Existem outras avaliações e degustações no mundo inteiro, mas não que reúnam quase mil pessoas. Estamos aqui com 850 pessoas. Esse é um evento único no mundo neste sentido. As pessoas são servidas ao mesmo tempo, recebem uma ficha de avaliação. Há um silêncio total durante o serviço e a degustação. Depois, os vinhos são avaliados por comentaristas convidados ? explica Paviani.

A Avaliação Nacional de Vinhos também é um evento didático. Nem todos os que participaram como degustadores tem todos os conhecimentos para fazer uma análise técnica completa do vinho. Com o comentário dos especialistas, no entanto, agregam novas informações.

? Esse evento se torna didático para que o consumidor possa a partir da ficha de avaliação e depois, ouvindo o comentário, faça uma comparação com a sua avaliação e a avaliação do avaliador oficial e aí então é um aprendizagem sobre o vinho na verdade ? conta Paviani.

Além da grande participação , a Avaliação deste ano contou também com recorde de amostras inscritas. Foram 383 vinhos de 72 vinícolas.

? A safra de uvas, sobretudo no Rio Grande do Sul, foi recorde pelo volume produzido de uvas e reflete um pouco a credibilidade que o evento conquistou ao longo destes anos ? diz o presidente da Associação Brasileira de Enologia, Christian Bernardi.

As empresas também confiam na Avaliação para ter um retorno de como está seu posicionamento de qualidade, de acordo com Bernardi. Enquanto a maioria das avaliações de safra é realizada com seis ou sete notas de enólogos, esta contou com 27 a 30 notas, que garantem um resultado apurado. Ao todo, 113 profissionais analisaram as amostras no mês de agosto, sendo que 30% delas receberam troféus. Os 16 vinhos representativos foram degustados neste fim de semana por degustadores e enófilos de vários países e de 18 Estados brasileiros.

? Já tem alguns anos que participo do evento. A primeira vez que visitei o Rio Grande do Sul foi em uma viagem turística no ano de 1996.  Desde lá, todo ano eu venho pelo menos uma vez ? conta o advogado Vladimir Belmino de Almeida, do Amapá.

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, esteve no encontro e deu uma boa notícia para o setor no Estado, que vai representar o dobro de recursos para investir em projetos e divulgação do vinho brasileiro.

? Eles pediram uma redução da taxa que é paga pelo Ibravin ao governo para, com esses recursos, promover os trabalhos técnicos e tecnológicos que o Instituto realiza. Então, nós estamos acatando esse pedido, fazendo a redução de 50% para que os recursos fiquem a disposição para projetos concretos que forem desenvolvidos junto ao governo? explica o governador.

Sair da versão mobile