Uma das principais conseqüências para o mercado brasileiro foi a fuga maciça de investidores estrangeiros da Bovespa, que respondem por 35% dos negócios. No acumulado do ano até o dia 15 de agosto, os estrangeiros haviam retirado R$ 16,2 bilhões.
? A relação entre o Ibovespa e o preços das commodities é muito forte ? explicou o economista da Universidade de São Paulo (USP) Carlos Rocca ao Agribusiness Online, nesta quinta, dia 21.
Segundo Rocca, o peso das empresas ligadas ao mercado de commodities é grande nos negócios da bolsa paulista. Petrobras e Vale, por exemplo, representam mais de 30% do Índice Bovespa. Considerando outras companhias, a participação chega a 50%.
Maior acesso
Um das preocupações atuais, de acordo com o economista Carlos Rocca, é ampliar o acesso ao mercado de capitais, segundo ele, basicamente ocupado por grandes empresas. Mas o processo ainda é lento envolvendo questões culturais e carga tributária.
? Há duas grandes vias pelas quais as empresas de capital fechado podem se beneficiar do mercado de capitais sem abrir o capital. È o caso da securitização de recebíveis e a participação em fundos de investimentos e participações.
Ele disse acreditar que as grandes entidades do mercado financeiro, como a própria BM&FBovespa estão interessadas em ampliar a participação de empresas no mercado. Carlos Rocca acrescentou que o fortalecimento do mercado de capitais é importante para a economia do país.
? Em todos os países com melhor desempenho, o mercado de capitais tem um papel muito importante na mobilização de poupanças e no financiamento da economia.