PULVERIZAÇÃO

Aviação agrícola: setor lança campanha para reforçar importância da atividade

Segundo Gabriel Colle, diretor-executivo do Sindag e Ibravag, a campanha visa trazer sensatez à discussão sobre a segurança e a sustentabilidade ambiental da aviação agrícola

aviação agrícola, avião, aeronave
Foto: Castor Becker Júnior/Sindag

O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) e o Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) estão unidos em uma iniciativa com o objetivo de acabar com o preconceito contra a aviação agrícola.

A campanha, que começa nesta quinta-feira (21), vai usar vídeos animados divulgados semanalmente nas redes sociais das entidades para desmascarar os mitos que rondam esse setor e destacar sua importância e segurança.

A ação vai incluir a publicação de cards informativos e vídeos institucionais de empresas aeroagrícolas associadas, bem como declarações de especialistas explicando e desmistificando os principais equívocos sobre a atividade.

Um portal também será lançado para disponibilizar informações e links com pesquisas, notícias e estatísticas que comprovam a segurança da aviação agrícola no Brasil.

Segundo Gabriel Colle, diretor-executivo do Sindag e Ibravag, a campanha visa trazer sensatez à discussão sobre a segurança e a sustentabilidade ambiental do setor.

Ele destaca que a falta de compreensão geral sobre as operações e equipamentos na agricultura, especialmente na produção em grande escala, deu origem a estereótipos prejudiciais.

Na aviação agrícola, esse problema é ainda mais acentuado devido à sua natureza altamente especializada, pouco conhecida pela maioria.

Colle ressalta que isso levou à criação de mitos infundados em torno do setor. Ele afirma que, recentemente, esses mitos foram incorporados em discursos políticos que misturavam estatísticas exageradas e argumentos sem fundamento. Essas situações, que não resistiriam a uma análise racional, ganharam espaço em legislaturas e até mesmo em tribunais.

Segundo as entidades, a aviação agrícola é altamente técnica, regulada e fiscalizada, com o Brasil liderando mundialmente nesse segmento.