Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Bacia de Santos pode conter terceiro maior campo de petróleo do mundo

BM-S-9 reuniria prospectos Iguaçu, Complex, Tupã, Abaré e Abaré OesteNessa semana, o banco Credit Suisse apontou em relatório que o bloco BM-S-9 pode ter reservas superiores às de Tupi, estimadas pela Petrobras de 5 bilhões a 8 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo ou gás natural). Esse é o local onde ficam as áreas de Carioca e Guará.

Nesse bloco, cinco prospectos – acumulações que devem ser avaliadas por meio de perfuração – poderiam comprovar a existência de um único campo gigante de petróleo: Iguaçu, Complex, Tupã, Abaré e Abaré Oeste. Desenvolvido com dados da Repsol, uma das sócias da Petrobras na licença de exploração, o documento aponta grandes semelhanças nas características dos poços.

Esse pode ser mais um indício de que estava correta a afirmação de Haroldo Lima, diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), sobre a existência do terceiro maior campo de petróleo e gás do mundo na Bacia de Santos. Na prática, isso exigiria a união das reservas sob uma única concessão. Caso isso se confirmasse, as empresas que precisariam entrar em acordo sobre a composição de um novo consórcio seriam, além da Petrobras, BG, Shell, Repsol, Galp, Exxon e Hess.

Observadores internacionais acompanham a trajetória das sondas de perfuração na área. Caso um novo poço seja feito no local esperado, reforçaria a “impressão de que o BM-S-9 está emergindo como o maior campo de óleo daquela área”, afirmaram os analistas do Credit Suisse. Em setembro, a concessão da área poderia ter de ser devolvida caso não houvesse novos comunicados de descobertas, por isso há pressa na confirmação das jazidas.

 

Sair da versão mobile