Na Bahia, um agricultor de mais de 60 anos prova que para mudar de vida não tem idade

Conheça a história de Valdir Albrecht, um gaúcho que aos 60 anos mudou para Luis Eduardo Magalhães para plantar folhosasEle passou na minha frente, tive a intuição do repórter mas faltou o ímpeto, me arrependi em seguida e precisei correr três quadras até alcançar o Seu Valdir Albrecht. Valeu a pena! Fui recompensado com uma bela história, daquelas que nos fazem refletir. Agricultor gaúcho, da cidade de Panambi, a vida toda viu os conterrâneos migrarem para Paraná, Mato Grosso, Bahia, Piauí, Maranhão.

Mas Seu Valdir fazia parte de outra turma, a turma da cautela. Aqueles que sempre pensaram duas, três vezes, travados talvez pelo medo, talvez pelo bom senso. E foi assim que o agricultor chegou aos 60 anos, produzindo folhosas no noroeste gaúcho. Até o dia em que não conseguiu mais segurar o gene da mudança.

Ao contrário dos que se acomodaram arraigados à terra, ignorando as estatísticas e fazendo da idade uma aliada, resolveu ir embora. Fez uma pesquisa e descobriu que a região oeste da Bahia tinha potencial para ser seu novo endereço. Deixou o Rio Grande para trás rumo a cidade de Luis Eduardo Magalhães. Foi aqui que o encontramos, pesquisando maquinários na Bahia Farm Show.

Seu Valdir não quis dizer a idade., diz que tem “sessenta e muitos”. Mas revelou um segredo que levou à risca toda vida:

– Não basta você ser igual ao outro, é preciso ser melhor.

Ele planta pouco para os padrões da região, apenas quatro hectares de folhosas. Mas diz que é o suficiente.

– Em apenas 5 anos por aqui, conquistei mais do que a vida toda no Rio Grande do Sul.

São essas histórias que fazem valer a pena a vida de um repórter.