Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Na Bahia, um agricultor de mais de 60 anos prova que para mudar de vida não tem idade

Conheça a história de Valdir Albrecht, um gaúcho que aos 60 anos mudou para Luis Eduardo Magalhães para plantar folhosasEle passou na minha frente, tive a intuição do repórter mas faltou o ímpeto, me arrependi em seguida e precisei correr três quadras até alcançar o Seu Valdir Albrecht. Valeu a pena! Fui recompensado com uma bela história, daquelas que nos fazem refletir. Agricultor gaúcho, da cidade de Panambi, a vida toda viu os conterrâneos migrarem para Paraná, Mato Grosso, Bahia, Piauí, Maranhão.

Mas Seu Valdir fazia parte de outra turma, a turma da cautela. Aqueles que sempre pensaram duas, três vezes, travados talvez pelo medo, talvez pelo bom senso. E foi assim que o agricultor chegou aos 60 anos, produzindo folhosas no noroeste gaúcho. Até o dia em que não conseguiu mais segurar o gene da mudança.

Ao contrário dos que se acomodaram arraigados à terra, ignorando as estatísticas e fazendo da idade uma aliada, resolveu ir embora. Fez uma pesquisa e descobriu que a região oeste da Bahia tinha potencial para ser seu novo endereço. Deixou o Rio Grande para trás rumo a cidade de Luis Eduardo Magalhães. Foi aqui que o encontramos, pesquisando maquinários na Bahia Farm Show.

Seu Valdir não quis dizer a idade., diz que tem “sessenta e muitos”. Mas revelou um segredo que levou à risca toda vida:

– Não basta você ser igual ao outro, é preciso ser melhor.

Ele planta pouco para os padrões da região, apenas quatro hectares de folhosas. Mas diz que é o suficiente.

– Em apenas 5 anos por aqui, conquistei mais do que a vida toda no Rio Grande do Sul.

São essas histórias que fazem valer a pena a vida de um repórter.

Sair da versão mobile