O evento divulgará também as principais políticas públicas dos governos federal e estadual voltadas ao segmento. A feira começa neste domingo, dia 28, e segue até o dia 5 de dezembro no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador e deverá atrair um público estimado em 10 mil pessoas. Cerca de 600 agricultores familiares foram mobilizados para o evento e estarão organizados por caravanas que passarão nos municípios produtores.
A I Feira da Agricultura Familiar é uma das novidades apresentadas pela Secretaria da Agricultura, através da Superintendência da Agricultura Familiar (Seagri/Suaf). Atuam em parceria a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), a União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), além dos bancos do Brasil (BB) e do Nordeste (BNB), o Sebrae, entre outros.
Para o superintendente da Suaf, Wilson Dias, a Feira da Agricultura Familiar é uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre os produtos de qualidade que saem do campo e na realização de bons negócios.
? O espaço propiciará degustação e venda de produtos, além da realização de rodadas de negócios específicas com diretores de escolas públicas visando aquisições para a merenda escolar, favorecendo ainda o intercâmbio entre agricultores expositores e técnicos da área, além de outras formas de negócios com os produtos expostos na feira ? descreveu.
A iniciativa é em cumprimento Lei 11947, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que fixa em 30% a aquisição de produtos oriundos do segmento. Serão, ao todo, 165 produtos de 80 empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária.
A programação inclui uma série de encontros e reuniões voltados ao segmento e relacionados à prestação do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural, ações direcionadas à juventude camponesa, agroecologia, além de reunir representações dos Territórios de Identidade.