Bahia desenvolve projeto para aumentar consumo de carne suína

Programa também promoverá capacitação de comerciantesUm projeto pretende aumentar o percentual do consumo de carne suína em 20% até o fim do ano no Estado da Bahia. A meta estabelecida pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) estadual junto à Associação Baiana de Suinocultores (ABS) e do Sebrae Bahia, com apoio da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (FAEB), será trabalhada através da campanha "Um Novo Olhar".

A abertura oficial das atividades na ocorre na quinta, dia 24, em Feira de Santana (BA), com a realização de um evento para lançamento do projeto e apresentação do plano de trabalho 2011 para sensibilização dos produtores e identificação de novas demandas.
   
Outro foco para a suinocultura baiana para este ano é a elevação de produtividade das granjas participantes do projeto em 3% até dezembro, utilizando estratégias para melhorar o desempenho dos animais e também incorporando técnicas de manejo. Esse processo de melhoramento será iniciado em abril com o cadastro de produtores e dos índices individuais fornecidos nos questionários aplicados pela ABS.
   
Segundo o presidente da ABS, Marcelo Plácido Correa, é fundamental um diagnóstico da produção de suínos na Bahia. Segundo ele, capacitar os produtores para gestão do negócio, visão da produção em escala, conhecimento das exigências e normativas ambientais da atividade é uma ação para o desenvolvimento do setor no Estado.
   
Na área de comercialização, os trabalhos serão iniciados em maio com a capacitação de instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/BA) em produção de cortes diferenciados da carne suína, ampliando o número de profissionais capacitados a desenvolver os cortes e disseminando de maneira mais efetiva as técnicas de desossa nas regiões pré-definidas. Por meio dessa capacitação, serão realizados posteriormente Cursos em Tecnologia de Cortes Suínos para açougueiros e outros manipuladores de carne, nas regiões de trabalho do Projeto.
   
Segundo a coordenadora do PNDS, Lívia Machado, é essencial que esse treinamento aconteça para que seja possível realizar as campanhas de venda nos supermercados.

? Precisamos preparar os profissionais para que ele atenda as necessidades dos consumidores e as metas de aumento de consumo sejam atingidas no Estado.