• Bahia Farm Show começa nesta terça e pretende comercializar R$ 1 bilhão
– Não tenho dúvidas de que seremos o maior celeiro do Brasil em produção de grãos de alimentos para os humanos e para os animais – salienta.
Para o presidente da feira e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Júlio Cézar Busato, o sucesso da feira depois dos seus dez anos está atrelado aos agricultores que chegaram, há cerca de 30 anos na região, e conseguiram obter alta produtividade na produção agrícola com a utilização de tecnologia de ponta em máquinas, equipamentos e insumos, fertilização e cuidados com o solo da região.
– Tenho muito orgulho em dizer que a maior produtividade de soja e algodão está na Bahia. Cultivamos hoje 2.250 mil hectares, 7 milhões de toneladas de grãos e fibras, dos quais, quase 70% são distribuídos no mercado da Bahia e Nordeste – diz.
O oeste baiano, formado por 24 municípios, produz, hoje, 1,255 milhão hectares de soja, 253 mil hectares de algodão e 248 mil hectares de milho. O crescimento da região vem atraindo investimentos e também programas de gestão como o Soja Plus, já presente em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A parceria, que vai dar noções econômicas, sociais e ambientais aos produtores, foi assinada durante a abertura do evento.
– O produtor precisa saber, em nível de economia, a parte social, trabalhista e ambiental para gerir de forma adequada a sua propriedade rural. Hoje, a soja demanda técnica extremamente refinada a nível dos mercados compradores do Brasil, como Europa, onde a demanda por um produto sustentável e politicamente correta é absolutamente imperiosa – destaca o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Carlo Lovatelli.
Protesto
Em ano de eleição, as manifestações também estiveram presentes na abertura da Bahia Farm Show. Um grupo de produtores da região realizaram um protesto cobrando as obras de asfaltamento da BR 242, que liga os municípios de Luis Eduardo Magalhães e Taguatinga. A empresa vencedora da licitação não conseguiu cumprir as metas e foi afastada. O governador do Estado, Jaques Wagner, prometeu aos agricultores que no máximo em 60 dias as obras devem recomeçar na rodovia.