Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Baixa oferta fez com que mandioca atingisse preços recordes em 2012

Produção menor devido à estiagem e demanda crescente por matéria-prima fizeram com que as cotações da raiz subissem no ano passadoApesar de a área cultivada com mandioca no país ter aumentado 5,2% entre 2011 e 2012, a produção da raiz recuou 3,5% neste período, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A pressão veio do decréscimo de 8,3% na produtividade.

No Nordeste e no Norte, a produção de mandioca diminuiu 10,9% e 3,5%, respectivamente, entre 2011 e 2012, segundo pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A forte seca que atingiu diversos municípios nordestinos fez com que as lavouras de mandioca sofressem perdas significativas, influenciando a diminuição na produção de farinha principalmente nos Estados da Bahia, Pernambuco e Alagoas.

Como resultado, demandantes da região passaram a se abastecer no Centro-Sul, intensificando a disputa por mandioca especialmente no Paraná. As regiões produtoras de mandioca do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo também apresentaram problemas por conta da estiagem e, em vários momentos, os trabalhos de colheita foram dificultados no segundo semestre de 2012.

A menor oferta de mão de obra para a colheita também elevou os custos de produção. A oferta reduzida de raiz e a demanda crescente por matéria-prima pelas indústrias de fécula e de farinha acabaram elevando fortemente os preços da mandioca, da fécula e também da farinha, que atingiram patamares recordes em 2012, superando, inclusive, as altas médias de 2003.

Sair da versão mobile