Baixas temperaturas comprometem forrageiras, mas ajudam culturas de inverno no Rio Grande do Sul

Aveia e azevém tem bom desenvolvimento vegetativo no EstadoA ocorrência de baixas temperaturas e dias nublados, características climáticas naturais do inverno gaúcho, faz com que a brotação de muitas espécies forrageiras nativas fiquem parcialmente paralisadas no Rio Grande do Sul. Os dados são da Emater/RS, segundo dados de seu Informativo Conjuntural desta semana

No entanto, as pastagens cultivadas de inverno, principalmente as gramíneas, como aveia e azevém, apresentam bom desenvolvimento vegetativo no Estado. As áreas implantadas na entrada do outono estão em plena fase de pastoreio, na maioria das propriedades.

A ocorrência de chuvas no período favoreceu o desenvolvimento destas pastagens cultivadas e a realização da prática de adubação em cobertura com fertilizantes nitrogenados.

Segundo a Emater, nestas condições, os criadores devem estar atentos para o bom manejo dos animais nas áreas de pastagens cultivadas, evitando o pisoteio excessivo das áreas, especialmente nos dias em que a umidade do solo está muito elevada, evitando assim danos às plantas.