Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Baixas temperaturas prejudicam produção de milho safrinha e trigo no Paraná

Temperatura em Cascavel e Palotina chegou a 1ºC nesta segunda, dia 4As temperaturas baixas registradas nos últimos dias estão prejudicando a produção de milho safrinha e trigo no Paraná. Em regiões como Cascavel e Palotina, que são grandes produtoras de milho, a temperatura nesta segunda, dia 4, chegou a 1ºC. O engenheiro agrônomo da Somar Meteorologia, Marco Antônio dos Santos, afirma que o agravante não é somente a geada, mas a chuva que persistiu por toda a semana passada.

? Alguns produtores de milho, durante a semana passada, informaram que tiveram perdas na casa dos 40%. Analisando os dados, podemos prever que no Paraná e no Mato Grosso do Sul a perda do milho safrinha será de até 60% ? informa.

Para a cultura do trigo foi prevista uma perda menor no Paraná. Cerca de 32% das lavouras estão em fase de florescimento. Para o engenheiro, a qualidade do trigo será a maior afetada.

? O problema maior não é a geada e sim as chuvas. Isso ira afetar não só a produtividade, como a qualidade do trigo. Provavelmente nas lavouras onde havia o florescimento o trigo será de baixa qualidade ? explica.

No Rio Grande do Sul, o trigo não foi afetado. Porém, os fatores climáticos, como geadas e secas, prejudicaram as pastagens, tanto as nativas quanto as de inverno.

Café

Metereologistas informam que durante esta semana não há previsão de geada em Minas Gerais, porém há precipitação de chuva, o que pode prejudicar os produtores que já colheram o café e estão aguardando a secagem do grão.

Santos afirma que a qualidade do café de Minas Gerais está boa, o frio, que ocorreu durante a semana passada, não afetou a produção. As perdas foram insignificantes e ocorreram em áreas de baixada.

Assista ao comentário completo de Marco Antônio dos Santos no programa Mercado & Companhia

Sair da versão mobile