O resultado é considerado positivo, levando em conta as incertezas externas, que reduziram a demanda de compradores tradicionais, como a União Europeia. Segundo a CNA, parte dos efeitos dessa contração foi compensada pela abertura e intensificação do comércio com mercados não tradicionais, como os países árabes e do continente africano.
O fluxo de exportações do agronegócio com os países árabes cresceu 1.615%, entre 2000 e 2012, baseado principalmente na comercialização dos produtos do complexo carnes e setor sucroalcooleiro. No mesmo período, as transações comerciais com os países do continente africano aumentaram 1.311%.
O resultado da balança comercial em 2012 também foi influenciado pela demanda da China, principal destino dos produtos agropecuários brasileiros. O país asiático absorveu 18,8% das exportações do setor no ano passado, quando os embarques para todos os mercados renderam US$ 95,8 bilhões, crescimento de 1% na comparação com 2011.
As importações totalizaram US$ 16,4 bilhões, o que representa queda de 6,2%, influenciada pela deflação generalizada dos preços médios de produtos que compõem a cesta de compras do Brasil no mercado externo.
O levantamento da CNA mostra que o complexo soja mantém-se como principal segmento agropecuário exportado pelo Brasil, com vendas de US$ 26,1 bilhões em 2012, crescimento de 8,2% ante o ano anterior. O milho também foi destaque, pois as vendas cresceram em virtude da quebra da safra norte-americana. No acumulado do ano, as vendas externas de milho alcançaram US$ 5,3 bilhões, valor que superou o faturamento registrado em 2011 em pouco mais de 101%.
O ano de 2012 foi de estagnação para o setor exportador de carnes. Entre janeiro e dezembro de 2012, o Brasil exportou US$ 15,7 bilhões, receita igual à recebida no ano anterior. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), porém, os embargos relativos ao caso não clássico de vaca louca não tiveram forte impacto sobre o desempenho do comércio exterior, uma vez que os países que impuseram restrições respondem por apenas 5% das vendas.