Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

POLÊMICA

Bancada do agro quer anular três 'questões ideológicas' do Enem

As questões do Enem, que tratavam da relação entre a agronegócio e o meio ambiente, foram alvo de críticas por parte da FPA

Enem, agronegócio, FPA, questões
Foto: Agência Brasil

A bancada do agronegócio no Congresso Nacional solicitou ao Ministério da Educação (MEC) a anulação de três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 por “desinformação”.

As questões, que tratavam da relação entre a agronegócio e o meio ambiente, foram alvo de críticas por parte de produtores rurais e representantes do setor.

Em nota, a FPA afirmou que as questões “são mal formuladas, de comprovação unicamente ideológica e permitem que o aluno marque qualquer resposta, dependendo do seu ponto de vista”.

A bancada do agronegócio também criticou o MEC por “propagar desinformação sobre a principal atividade econômica e de produção de riqueza, renda e empregos do Brasil”.

As questões do Enem alvos da polêmica são as seguintes:

Os parlamentares pedem a anulação das questões 70, 71 e 89, que tratam de temas relacionados a desmatamento, populações indígenas e agronegócio.

O MEC ainda não se manifestou sobre o pedido de anulação das questões.

FPA quer convocar ministro da Educação

A bancada do agronegócio também quer convocar o ministro da Educação, Camilo Santana, para audiências públicas no Congresso.

A FPA afirma que vai pedir informações ao MEC “sobre a banca organizadora do Enem 2023 e referências bibliográficas utilizadas para a construção do exame”.

Para a banca do agronegócio, houve “negacionismo científico” contra um setor que confere “segurança alimentar ao Brasil e ao mundo”.


Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!
Sair da versão mobile