Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Bancada ruralista no Congresso pede ao Ministério da Fazenda solução para dívidas de produtores

Endividamento está acumulado desde a crise agrícola que ocorreu entre 2004 e 2006Parlamentares da bancada ruralista participaram nesta quarta, dia 27, de reunião com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, para discutir uma solução para o endividamento acumulado desde a crise agrícola que ocorreu entre 2004 a 2006. Participaram do encontro o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Homero Pereira (PSD-MT), os senadores Waldemir Moka (PMDB-MS) e Sérgio Souza (PMDB-PR), além do deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP-RS)

Homero Pereira afirmou que os parlamentares argumentaram com o secretário que alguns agricultores executados pelos bancos não conseguem quitar o saldo devedor mesmo vendendo o maquinário financiado.

— Juros, multas e outros impostos tornaram o passivo impagável. O governo precisa estudar medida saneadora. Os agricultores querem pagar suas dívidas, mas de forma justa e condizente com o patrimônio adquirido — disse o deputado.

Os parlamentares solicitaram ao governo a regulamentação da Lei 12.087/09, que criou o Fundo Garantidor e de Catástrofe. A lei autoriza a participação da União em fundos garantidores de risco de crédito para produtores rurais e suas cooperativas. Homero Pereira observou que apesar de previsto em lei, o Fundo ainda não foi colocado em prática por falta de regulamentação.

Ele lembra que protocolou um requerimento de convocação dos ministros Gleisi Hoffman (Casa Civil), Guido Mantega (Fazenda) e Mendes Ribeiro (Agricultura) para explicar a demora na regulamentação da lei, que visa proteger e ressarcir produtores rurais em casos de eventos climáticos rigorosos como excesso de chuva, seca prolongada e outras intempéries da natureza.

Homero Pereira afirmou que Nelson Barbosa fará um estudo do endividamento dos produtores rurais e solicitará análise sobre os motivos pelos quais o Fundo Garantidor continua sem regulamentação.

— Ele se comprometeu em nos dar uma posição nos próximos dias — afirmou o deputado.

Sair da versão mobile